Os estudos e pesquisas científicas e o
desenvolvimento tecnológico realizados no Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento são
definidos em distintos programas de pesquisas, operacionalizados em projetos de
pesquisa, conforme o regulamento definido pelo Grupo Técnico e Pedagógico.
O Grupo Técnico-Pedagógico é composto pelos
envolvidos nos trabalhos deste núcleo: os Assistentes Técnico-Pedagógicos dos
Cursos Técnicos, a Direção desta instituição, o SSE, os professores, os alunos
do ensino médio e do ensino técnico, as instituições e empresas parceiras,
patrocinadores e apoiadores.
Os resultados dos trabalhos realizados são
divulgados pelo Grupo de Divulgação Científica, e subsidiam as atividades do
Grupo de Gestão Tecnológica, que estabelece os protocolos de parceiras, de
patrocínios e na obtenção de recursos materiais e financeiros, administrados
pelo Grupo de Controladoria.
Os objetivos gerais do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico são:
Os objetivos gerais do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico são:
- Criar um espaço de desenvolvimento dos trabalhos de pesquisa científica e tecnológica desenvolvidos por professores e alunos do Ensino Médio e dos Cursos Técnicos de Nível Médio, nos Eixos Tecnológicos dos cursos técnicos do Centro Estadual de Referência do Ensino Profissional Parobé – CEREP PAROBÉ.
- Integrar o Ensino Médio e os Cursos Técnicos como forma de estímulo ao desenvolvimento de projetos de pesquisa, tendo o método científico como um dos instrumentos para o desenvolvimento do pensamento, das habilidades e das competências, na produção de novos saberes voltados à melhoria da qualidade de vida da sociedade.
- Promover a participação dos alunos, dos professores e da iniciativa privada oportunizando e incentivando com qualidade: a pesquisa, a socialização e a troca de saberes, experiências e conhecimentos.
Os objetivos específicos
são:
- Apoiar pesquisas em áreas estratégicas e desenvolver novas tecnologias.
- Criar técnicas e produtos inovadores.
- Aprimorar a aplicação prática dos temas teóricos e aprofundar o conhecimento técnico.
- Focar no desenvolvimento sustentável e na qualidade de vida.
- Desmistificar a ciência e a tecnologia, construindo projetos interdisciplinares.
- Refletir sobre processo ensino e aprendizagem, sob a perspectiva de projetos.
- Identificar as transformações necessárias na prática pedagógica.
- Compartilhar com os colegas a pesquisa e intercambiar conhecimentos.
- Vivenciar a realização e apresentação de trabalhos acadêmicos.
- Utilizar o método científico como instrumento para o desenvolvimento do pensamento, das habilidades e das competências, na produção de novos saberes.